comunicacao-corporativaToda estratégia de comunicação corporativa pode ser determinante para garantir credibilidade e fomentar a visibilidade positiva de uma marca, produto ou serviço

Um dos objetivos do trabalho de comunicação corporativa é alavancar a imagem da empresa, o que consequentemente resulta na captação e fidelização de clientes, aumento de vendas e/ou melhoria dos negócios. A maioria dos executivos não tem dúvida sobre a importância desse tipo de trabalho. Pelo contrário, eles sabem o quanto é primordial engajar o público alvo, principalmente nos dias atuais. O que muitos não sabem, e gostariam de saber, é como isso impacta nos resultados da organização e como mensurar esse resultado.

A primeira tarefa do especialista em comunicação corporativa é a elaboração de uma pesquisa de mercado e público. Sem entender as necessidades do público consumidor e as tendências relacionadas ao setor de atuação da empresa, fica difícil atingir qualquer objetivo, e principalmente, mensurar resultados de forma coerente. Além da análise mercadológica, é preciso alinhar toda a comunicação aos objetivos e princípios da organização. Feitas todas essas análises e ajustes, é hora de começar a implementar as ações.

PLANEJE. O planejamento ainda é a palavra-chave para o mundo dos negócios. Para ter uma ideia de quais serão os resultados no futuro, comece estipulando prazos para o atingimento das metas. Quando se tem um prazo, é possível saber quanto tempo e dinheiro serão gastos e quais profissionais serão envolvidos em determinada ação.

Pense que cada canal pode fornecer informações diferentes que demonstram o sucesso ou declínio da imagem da empresa. Por exemplo: aumento da quantidade de visitantes no site da empresa e/ou blog; downloads; cliques, número de seguidores nos perfis das redes sociais, até mesmo curtidas, comentários e compartilhamentos; aumento da participação da empresa nas mídias etc. Todas essas informações devem ser tratadas como resultados, pois são elas que farão com que o público seja influenciado e procure pelos produtos e serviços da organização.

Nos dias de hoje ainda nos deparamos com muitas empresas que não entendem a estratégia por trás de todas essas formas de comunicação, idealizam ações isoladas apenas para cumprir tabela e ainda esperam decolar as vendas. No mundo dos negócios, milagres não existem. No mundo da comunicação, menos ainda.

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