Sua empresa mantém clientes fieis, a qualidade do produto ou do serviço está nivelada à dos concorrentes, mas eles estão léguas à frente. O que muda é a marca. E um slogan campeão pode ajudar a construir a identidade da companhia e diferenciá-la perante o mercado.

Mas de nada adianta recorrer a agências publicitárias de grife sem antes seguir algumas dicas fundamentais, relacionadas diretamente a práticas de comunicação.

  1. Ouça, ouça e ouça – Antes de lançar um slogan sobre o qual só você decidiu, converse com alguns clientes e parceiros, pesquise o mercado para saber qual a visão que ele tem da companhia. Procure os colaboradores mais criativos para coletar ideias.
  2. Conexão com a marca – Não basta abusar de frases de efeito, cópias de outros slogans, se a frase não demonstrar qual é a atividade-fim e os benefícios que ela proporciona. As pessoas precisam associá-la aos serviços e produtos de sua companhia.
  3. Menção ao nome da empresa – Não existe uma regra para que o nome esteja no slogan, mas, em princípio, procure sempre colocá-lo ao lado do logotipo.
  4. Imagem – Nenhuma frase sobrevive isoladamente. Explore recursos fotográficos e ilustrações.
  5. Trabalho de longo prazo – Sem dúvida, sua empresa não desfruta do orçamento de uma Coca-Cola, que pode simplesmente dizer É isso aí e vender refrigerantes por todo o mundo. Também não deve ser uma Gillette, que virou sinônimo de seu mercado. O slogan requer anos para ser sucesso e, para isto, deve marcar presença em reuniões com clientes, em todos os materiais de vendas, na sala de espera, na recepção.
  6. Faça história: Um belo slogan pode ir para o lixo com uma trajetória empresarial estática. Cresça junto com ela, utilize-a para estimular sua equipe a vender mais. Crie produtos que exponham este slogan. Uma caneta, um lápis, um brinde… A frase precisa ter um sentido prático.

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