Desafios não faltam no dia a dia de nosso trabalho. Alguns são especialmente delicados e mostram a vida como ela é. Tempos atrás fomos surpreendidos por uma chamada internacional da diretora de relações públicas de uma multinacional que atendemos no Brasil, exigindo uma missão fora da caixa.
Telefonemas como este eram incomuns. Porém, mais incomum foi a solicitação. “Você tem dez dias para trazer sete jornalistas de peso para um evento que estamos organizando. Daqui a pouco passo o localizador da reserva dos bilhetes aéreos e o hotel onde todos ficarão hospedados”. Sem espaço para questionamentos, só pude perguntar do que se tratava o evento.
A resposta só nos tiraria o sono. “Não podemos dizer. Adianto que anunciaremos um acordo comercial com grande repercussão em ambos os países”. Atordoado, ainda escutei. “Queremos as melhores publicações de economia e negócios do Brasil, mas o nome da companhia não deve ser mencionado”.
Sem pauta e sem tempo para protelar, na manhã seguinte surgiu uma grande idéia. Contatei a sede da maior transnacional do país a ser visitado e consegui agendar, para a manhã do dia do evento, uma entrevista do presidente daquela empresa aos jornalistas brasileiros.
A tensão continuou até o encontro dos jornalistas com o presidente da companhia que assessoramos, mas já podia respirar mais aliviado. Estávamos atendendo à demanda do cliente (que deveria ter uma notícia de impacto internacional, mas sem deixá-la vazar antes da hora) e garantimos à mídia acesso a um líder empresarial de expressão em um país estrangeiro.
A duras penas, formamos um grupo maravilhoso, representando os dois maiores jornais em circulação no país, uma revista semanal, duas revistas internacionais de circulação em todas as Américas, o maior jornal de economia e negócios e o maior portal de notícias do Brasil. Missão dada, missão cumprida, com notícias replicadas de norte a sul do país.
Hoje em dia, há uma profusão de estratégias impactantes de comunicação empresarial, marketing digital e produção de conteúdo. Encantam qualquer cliente. Mas como viabilizar uma operação às cegas, atraindo os principais meios de comunicação do país em apenas dez dias? Este é o nosso mundo!