O segundo semestre chegou e, com ele, aproxima-se a hora de prestar contas sobre o desempenho do ano a clientes, parceiros, fornecedores e stakeholders. A produção de um relatório anual representa um instrumento essencial para empresas e entidades difundirem as ações realizadas no período e reforçar credibilidade perante públicos-chave.
Duas publicações recentes do gênero, produzidas pela equipe da Scritta, contribuíram para valorizar a pujança e a importância de dois segmentos econômicos. A Revista Excelência, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), apresentou as iniciativas e estratégias do grande varejo farmacêutico nacional, que mantém índices de crescimento acima de dois dígitos. Já o anuário do Sindloc-SP demonstrou a força da indústria de aluguel de veículos em São Paulo, cujo canal de vendas se tornou a “menina dos olhos” das montadoras.
Embora as atividades da empresa ou entidade possam ser embasadas por números, o relatório anual tem uma proposta distinta do balanço financeiro. Por meio desse conteúdo, uma empresa pode destacar que não é necessariamente a maior de seu setor, mas pode ser a melhor.
Mesmo com um objetivo nobre e claro, o relatório pode ser destacado por sua simplicidade. As principais ações e resultados obtidos ao longo de um ano são o ponto principal do anuário. A publicação deve ser ilustrativa, com imagens que transmitam a informação desejada e complementem os dados em questão.
Com um viés bem amplo, o relatório anual ainda pode ser acessível tanto ao público externo como ao interno. Em favor dessa mescla eclética de objetivos e públicos, pode ser apresentado em diferentes formatos. Entre eles, revista, brochura e versão digital. Custo? Antes de mais nada, pense no quanto esse investimento pode agregar valor à imagem corporativa e ser adicionado como portfólio.