Sua empresa mantém clientes fieis, a qualidade do produto ou do serviço está nivelada à dos concorrentes, mas eles estão léguas à frente. O que muda é a marca. E um slogan campeão pode ajudar a construir a identidade da companhia e diferenciá-la perante o mercado.
Mas de nada adianta recorrer a agências publicitárias de grife sem antes seguir algumas dicas fundamentais, relacionadas diretamente a práticas de comunicação.
- Ouça, ouça e ouça – Antes de lançar um slogan sobre o qual só você decidiu, converse com alguns clientes e parceiros, pesquise o mercado para saber qual a visão que ele tem da companhia. Procure os colaboradores mais criativos para coletar ideias.
- Conexão com a marca – Não basta abusar de frases de efeito, cópias de outros slogans, se a frase não demonstrar qual é a atividade-fim e os benefícios que ela proporciona. As pessoas precisam associá-la aos serviços e produtos de sua companhia.
- Menção ao nome da empresa – Não existe uma regra para que o nome esteja no slogan, mas, em princípio, procure sempre colocá-lo ao lado do logotipo.
- Imagem – Nenhuma frase sobrevive isoladamente. Explore recursos fotográficos e ilustrações.
- Trabalho de longo prazo – Sem dúvida, sua empresa não desfruta do orçamento de uma Coca-Cola, que pode simplesmente dizer É isso aí e vender refrigerantes por todo o mundo. Também não deve ser uma Gillette, que virou sinônimo de seu mercado. O slogan requer anos para ser sucesso e, para isto, deve marcar presença em reuniões com clientes, em todos os materiais de vendas, na sala de espera, na recepção.
- Faça história: Um belo slogan pode ir para o lixo com uma trajetória empresarial estática. Cresça junto com ela, utilize-a para estimular sua equipe a vender mais. Crie produtos que exponham este slogan. Uma caneta, um lápis, um brinde… A frase precisa ter um sentido prático.