Como fazer do blog corporativo um recurso realmente eficaz para os negócios

BlogEmpresas podem se beneficiar do blog para produzir conteúdo qualificado e menos comercial para interagir com seus mais diferentes públicos

O universo interativo da internet já deixou de ser propriedade do emissor. Se antes a informação estava no produto, agora está no cliente. É ele quem escolhe o que quer ver e são as marcas que precisam se adaptar aos desejos deste público. Acompanhando essas mudanças, o blog corporativo foi uma das muitas ferramentas já criadas para facilitar negócios e relacionamentos. Mas as corporações que já utilizam esta ferramenta souberam tirar proveito, ao divulgar conteúdo qualificado, produtos e serviços de forma mais rápida e com reais impactos para a empresa? E as que não têm estão paradas por quê?

Como diz o velho ditado popular, se a vida lhe der limões, faça deles uma limonada. Que tal fazer uma bela limonada com um canal personalizado, para informar, aumentar a interação com cativos e potenciais consumidores, e ainda popularizar as ações da instituição? Em primeiro lugar, é importante determinar as estratégias que serão utilizadas, ou seja, defina como a companhia quer ser vista por quem acessa o mecanismo e o que é adequado comunicar no momento. Tenha em mente que o conteúdo deve ser útil e atraente, e precisa, também, estar atrelado aos interesses do seu público-alvo.

Além de ampliar o envolvimento com seus stakeholders, um blog corporativo pode servir de esteira para fortalecer a comunicação de canais como o website e as redes sociais da empresa. É possível, inclusive, abusar de conteúdos relevantes promovendo artigos de executivos, depoimentos de clientes e parceiros, notícias sobre a corporação e, até mesmo, sobre o mercado de atuação. Quanto melhor e mais rico for o nível de informação, mais pessoas serão atingidas.

Considere também que, para se aventurar nesses mecanismos interativos, principalmente abrir o blog para comentários, é preciso estar preparado para receber tanto elogios e sugestões, como reclamações. Mas essas informações podem ser utilizadas para estreitar relacionamento, analisar diferentes opiniões, ter ideias e propor melhorias. Por este motivo, será preciso dedicação para alimentar o blog e responder as manifestações do público – com rapidez e o mínimo de personalização. Por favor, sem respostas prontas e engessadas, nitidamente artificiais. Pensando nesses pontos e com o apoio de um especialista, fica mais fácil definir técnicas e imaginar o blog no ar.