Boas histórias, personagens reais e criatividade podem fazer a diferença na hora de destacar-se nas diferentes mídias. Entenda como explorar o storytelling das marcas.
A comunicação corporativa busca conquistar públicos com conteúdos essenciais sobre uma empresa – relacionados à missão ou à visão da companhia, à trajetória empreendedora de seu líder, a um recente projeto inovador ou iniciativa reconhecida pelo mercado. Todo este material, no entanto, pode não se revelar capaz de cativar a audiência que se relaciona com a empresa.
Como superar essa barreira e transformar boas histórias em histórias realmente envolventes e de sucesso junto a diversos públicos? Parte da resposta está no storytelling, hoje uma grande ferramenta das instituições na comunicação. Por meio da narração de fatos envolventes, a apresentação de personagens da vida real e a estruturação de roteiros que trazem falas próximas do cotidiano de leitores e usuários de diferentes mídias, as marcas estão gerando uma cultura de motivação diretamente ligada ao envolvimento emocional. Embora algumas empresas ainda resistam e não renovem a forma como se relacionam, esta nova conversa com os públicos é uma adaptação necessária para se fazer relevante diante de tantos canais e fluxos de informação.
Na produção voltada à imprensa, por exemplo, é preciso cuidado para não criar um tom propagandístico à história. O comunicador deve ter a criatividade de trazer para o dia a dia do leitor desde um lide inspirador até buscar personagens que ratifiquem uma determinada conduta ou ideologia da corporação. Se a divulgação for mais voltada a produtos, porque não trazer à tona a experiência exitosa de clientes fiéis ou que tiveram uma primeira impressão altamente positiva da marca?
O segredo do bom comunicador nas organizações é saber selecionar as boas histórias e dar a elas corpo para que sejam divididas com outras pessoas. Basicamente, o objetivo do storytelling organizacional é gerar engajamento por meio da narrativa do que é real. Quando uma história é verdadeira, tem estilo e se aproxima de fato do consumidor final, temos a combinação perfeita para que ela suscite atitudes e se espalhe no boca a boca. Cabe a nós, profissionais da área, compreender esta tendência, extrair as melhores notícias e espalhá-las.