Comunicação corporativa no ambiente digital, como atuar?

ambientedigitalO profissional desta área encara, hoje, o importante desafio de posicionar a marca da empresa no ambiente digital e ainda assegurar resultados expressivos com as redes sociais

Promover e gerir a marca de uma empresa tornam-se, a cada dia, atribuições ainda mais desafiadoras para o profissional de comunicação corporativa – em meio à necessidade de lidar com diferentes redes de relacionamento e propiciar interação com os mais distintos públicos, de diferentes maneiras. A quem atua nessa área, cabe a tarefa de compreender esse universo, acompanhar as atualizações constantes, usar toda a criatividade e know-how para expor e posicionar as qualidades da instituição.

Com toda essa transformação e interação, não é de se estranhar que produtos e serviços passem a ser avaliados de forma mais crítica, não só pelo preço e desempenho, mas também pela sua história, papel social, reputação etc. Então, não cometa o erro de apenas jogar as informações para o público. É preciso segmentar a comunicação de forma estratégica e prever reações positivas e negativas. O impacto causado deve ser proveitoso e facilitar a construção de um relacionamento sólido e saudável entre consumidor e organização.

É importante lembrar que um mecanismo não invalida o outro, ou seja, o profissional de comunicação corporativa precisa cuidar dos diversos meios, tanto pessoais, por papel, telefone, quanto os tecnológicos. Se o departamento de SAC não atende o cliente de forma correta, provavelmente ele usará o Facebook, Twitter e até o Instagram como forma para tentar resolver seu problema. Para evitar, atenda todos os feedbacks dos consumidores e utilize-os para adaptar o planejamento de comunicação em todos os meios. Sites corporativos também costumam ser alvos de reclamações. Neste caso, além de ter um layout adequado e bonito, lembre-se que o site deve ser funcional, ágil e adaptável aos diversos dispositivos.

Descubra em quais canais seu cliente anda consumindo mais informações, identifique influenciadores, forneça conteúdo coerente, interativo e útil, que esteja de acordo com os princípios e objetivos da empresa e que transmita credibilidade e confiança. E a concorrência? Com certeza estão correndo atrás e buscando atualização. Aproveite para identificar o que eles andam postando, quais resultados estão obtendo e qual discurso vem sendo utilizado, não para copiar, mas para reunir exemplos práticos.

O trabalho da comunicação corporativa mudou. É preciso entender o cenário, acompanhar resultados e saber onde e como atuar no ambiente digital, que é e será cada vez mais refletor de todo o trabalho desenvolvido pela organização. Não se trata apenas de uma tendência, mas sim de uma realidade.