Ofereça o melhor de suas habilidades para reter o cliente

reter o cliente.fwO bom relacionamento, conhecimento do negócio e monitoramento do mercado ajudam a reter o cliente e evidenciam os atributos da empresa frente à concorrência

Com o Brasil mergulhado em uma crise política e econômica, uma luz de alerta acendeu-se no campo dos negócios. A saúde financeira das empresas está sob ajustes e as perspectivas futuras, mais desemprego e crescimento da inflação, não revelam otimismo. Além do corte de gasto, outra maneira de preservar as atividades é investir no cliente. Lê-se, aqui, o esforço para redobrar a atenção nele, no intuito de retê-lo e mantê-lo fidelizado, ainda que isto já seja um tremendo desafio em tempos de vacas gordas! Já diria Philipe Kotler, guru do marketing: “manter um cliente custa sete vezes menos do que conquistar outro”.

Um cliente convicto e fiel é certamente o melhor marketing gratuito que uma corporação pode ter. O “boca a boca” não representa apenas a mais estratégica das ferramentas, como teve seu empoderamento ampliado por meio das redes sociais – um campo fértil para compartilhar informações, com impacto maior e mais eficiente do que banners publicitários. É o poder real da comunicação na era digital!

Mas afinal, se a fidelidade traz benefícios e economia, como de fato podemos atuar na tentativa de fidelizar o consumidor? O ponto de partida pode ser a coleta de informação e monitoramento. Com toda a dinâmica do mercado, informações fluindo em segundos, qualquer que seja a ação da empresa para com o consumidor, devem ser embasadas em dados concretos.

Outro ponto a ser destacado, e que pode ser associado ao monitoramento, é o processo de Inteligência de Mercado. Trata-se de um ciclo pelo qual as informações são transformadas em inteligência competitiva, que abrange quatro pontos cruciais: planejamento, coleta, análise e compilação.

A empresa deve, portanto, atentar-se ao seu público, pois eles tecem comentários, deixam dúvidas e demonstram expectativas sobre o seu atendimento. Não se deve perder a oportunidade de mostrar que a companhia está ao lado do cliente não apenas na hora da venda, mas também na reação humana e sensível frente a um problema e na procura por soluções. Isto se chama relacionamento!

A competitividade é salutar no universo corporativo e fomenta a evolução dos negócios. Por isso, é importante acompanhar a concorrência, identificar suas ações e vulnerabilidades, buscando saber o que o cliente está precisando e prestando atendimento personalizado. Essas são certamente as melhores formas de aprimorar os serviços e obter vantagem no mercado.