Em época de reinvenção das redes sociais, melhorar nossas estratégias é mais do que necessário. Saiba o que muda com as novas ferramentas do Instagram
Se os profissionais da comunicação precisam estar atentos a cada novidade do mundo digital, também são necessárias renovação e adaptação para os desenvolvedores de redes sociais e plataformas digitais não perderem espaço. É o caso do Instagram, que acaba de anunciar novos recursos para usuários e ferramentas para o mercado corporativo.
Ao pé da letra, as novidades não são exatamente novidades, uma vez que já existem em outras redes. Na verdade, as novas ferramentas procuram retomar a atenção de usuários que migraram para o formato do Snapchat e prometem um controle maior das empresas sobre o alcance e impacto gerados pelas suas publicações, além de habilitar a venda de espaços na timeline dos usuários. As marcas poderão impulsionar o alcance de suas postagens mediante pagamento, como já acontece no Facebook.
Com as mudanças, vale a pena investir um pouquinho mais de tempo em estratégias e abordagens para esta rede social que ultrapassa a marca de 500 milhões de seguidores. Entretanto, nunca se esqueça de cumprir os passos básicos para promoção de conteúdo, como a criação de um perfil completo e dinâmico, conexão e coerência com seus sites e fanpage, uso de hashtags e interação com usuários. Uma dica é explorar os vídeos e a temporalidade da função Instagram Stories com boas narrativas em vídeo, mas integradas à linguagem da empresa.
Alcançar usuários que atendam as expectativas de sua marca e do seu produto também é essencial – ferramentas de captação de dados, como idade, localização geográfica e número de cliques, são sempre bem-vindas. Foque recursos em mensuração e análise de resultados. Aproveite a oportunidade de saber melhor quem quer conhecer sua marca e por quais postagens e conteúdos estas pessoas chegam até você. Assim, poderá impulsionar imagens e vídeos que se destaquem e gerem interesse em um público de perfil similar ao daquele que já é fiel ao seu conteúdo.
Conhecer e engajar seguidores são parte essencial da estratégia atual no Instagram, mas lembre-se sempre: se as plataformas e os usuários se reinventam a todo instante, não seremos nós, profissionais de comunicação, que ficaremos parados, não é mesmo?