Bons resultados se constroem com comunicação interna alinhada aos valores e estratégias de uma empresa, por meio de uma equipe motivada e comprometida
Os bons resultados acumulados ao longo de um ano nada mais são do que o espelho de uma organização. É o reflexo do trabalho de seus colaboradores, que, de forma conjunta, se empenham para cumprir metas, aumentar produtividade e venda (produtos ou serviços), além de aperfeiçoar o atendimento ao cliente. Não existe uma fórmula mágica, mas com certeza há uma boa prática interna que pode ajudar uma empresa a trilhar caminhos de sucesso. E, mais uma vez, é claro, esse caminho passa pela boa comunicação interna.
Primeiramente, é preciso entender que o colaborador é o cliente inicial a ser conquistado. Deve-se engajá-lo por meio dos valores e missões da empresa, fazendo-o vestir a camisa e se sentir “parte de uma causa”. Ao mostrar que suas ideias e ações são peças fundamentais na locomoção dessa engrenagem corporativa, é possível somá-lo a uma determinada equipe. E isto se faz com estratégias claras e bem difundidas, com discurso único, de forma a extrair o melhor do esforço de cada um.
É importante construir canais de comunicação que privilegiem a entrega da informação ao funcionário, para depois levar à imprensa as decisões ou novidades sobre a companhia. Algumas ferramentas dinâmicas e atraentes, como intranet, murais ou até mesmo reuniões semanais, feitas de forma periódica e objetiva, mantêm o ciclo de informações atualizado e preservam o bom relacionamento entre funcionários, colaboradores e gestores.
Aliás, o contato e proximidade dos líderes com seus subordinados nunca devem ser superados pelos recursos tecnológicos. O cuidado na transmissão de uma mensagem é fundamental para evitar ruídos. Por isso, requer-se o comprometimento e também uma sintonia entre todos os envolvidos. Estimule, compartilhe dados, envolva e faça este cliente interno colaborar nos principais objetivos de negócios. Um time engajado é a vitrine de sucesso de uma empresa!