Os novos tempos exigem comunicação rápida e dinâmica também na comunicação interna ou com clientes e fornecedores. Porém, ainda há empresas que insistem em sofisticar a mensagem e a tornam ainda mais confusa e incompreensível. A missão de escrever melhor e de forma prática torna-se ainda mais importante no mundo digital, mas pode sucumbir diante dos velhos vícios analógicos.
O domínio do tema já é um bom começo. Reúna todos os dados necessários, liste-os por ordem de importância e foque a mensagem ao destinatário. A linguagem do texto deve ser sempre adequada ao receptor. O texto deve ser elaborado de tal maneira que desperte a atenção do leitor. Projete a imagem certa, seja objetivo e conciso, indo direto ao assunto, sem rodeios.
Ao optar por duas palavras, escolha sempre a mais simples. Evite termos rebuscados ou chavões. Não esqueça a ordem natural: sujeito + verbo + complemento. Por último, revise os textos, cortando palavras desnecessárias, e peça para que alguém os leia, sempre que possível, antes de divulgá-los.
Que tal apostar nos seguintes exemplos?
Acusamos o recebimento de…
Recebemos…
Durante o ano de 1.999…
Em 1999…
Antecipadamente gratos
Gratos
Servimo-nos da presente para informar que…
Informamos que…
Solicitamos efetuar a cobrança dos débitos…
Solicitamos cobrar os débitos…
Esta carta tem por finalidade…
Nosso objetivo…
Três novas promoções estão sendo lançadas pela XYZ em maio.
A XYZ lança três novas promoções em maio.
O plano de saúde não pode liberar a internação, pois o senhor não pagou a última mensalidade.
Sua internação não pode ser liberada, pois consta um débito em aberto.
Aqui vai a proposta para o conserto do vidro quebrado no domingo.
Segue o orçamento para o conserto do vidro que quebrou no domingo.
Atenção senhores passageiros do voo 567! Comunicamos que o embarque do mesmo será realizado pelo portão 9
Atenção, passageiros! O embarque do voo 567 será realizado pelo portão 9.
Com referência à solicitação 1234/SP de 30/09/03, onde V. Sª pede a troca do sistema de som, fornecido por esta empresa, conforme NF 9876, já que apresentaram defeito logo após sua instalação, queremos informar que…
Conforme sua carta 1234/SP de 30/09/03, solicitando troca do sistema de som com defeito, informamos que…