Como reagir a um boato

Não adianta se considerar livre de um boato. Cedo ou tarde, muitas empresas e serviços tornam-se vítimas de notícias infundadas – ainda mais em tempos de informações repercutidas nas redes sociais sem qualquer checagem. Como começam, ninguém sabe, mas é fato que quantias consideráveis são investidas em campanhas publicitárias para reverter o impacto da boataria. Mas será este o melhor caminho?

Nas companhias de capital aberto, alguns boatos atingem de modo imediato o preço das ações. Quando não se confirmam, raramente as conseqüências negativas chegam ao restante do negócio. Mas imagine a repercussão em pequenas e médias empresas. Neste caso, quanto mais rápida a resposta, menor o estrago.

Sendo o boato totalmente descabido, negue e deixe clara a posição da empresa. Se for possível, identifique a fonte da informação e abra um processo judicial por manipulação de mercado. Paralelamente, acione clientes, fornecedores e parceiros e informe com argumentos bem fundamentados a improcedência das notícias levianas.

Não se esqueça de averiguar como vazou a informação. Se escapou, é porque alguém deixou, está ganhando dinheiro ou levando outras vantagens. Pode ser uma pessoa da própria companhia ou das partes interessadas. A empresa é de certa forma responsável por este controle e deve empreender todo o esforço necessário para identificar e punir o responsável.

Por outro lado, o rumor pode ser verdadeiro. A empresa pode estar negociando uma compra, venda ou parceria relevante. É compreensível que não se queira comentar sobre o assunto. Em uma situação como esta, adote a postura de nunca comentar boatos. E lembre-se: negar todos os detalhes e não falar sobre o cerne do boato é o mesmo que admiti-lo.

Com o auxílio de sua consultoria de comunicação, você pode amenizar ainda mais a repercussão do caso ao divulgar um comunicado à mídia, com uma postura firme (sem precisar ser agressiva), informações bem fundamentadas e em consonância com o mercado. Afinal, transparência não reverte só imagens ruins. É a garantia de um prejuízo bem menor.

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