O desafio das agências de comunicação corporativa ao acompanhar, estreitar relacionamento e atingir todos os públicos em um mundo cada vez mais digital e interativo
A comunicação corporativa e o uso de ferramentas para difusão da notícia evoluiu bastante ao longo dos anos e a característica principal, atualmente, é a instantaneidade da informação. Há 20 anos, os releases eram enviados para as redações pelo correio. Hoje, podemos mandar um link pelo twitter e até mesmo encaminhar o texto para o whatsapp do jornalista. Também é possível compartilhar fotos e posts no facebook, instagram ou carregar um artigo no linkedin, em tempo real.
Porém, independentemente da adequação da notícia em diferentes plataformas, uma regra continua inalterável e até mais relevante por conta do fator multiplicador exercido pelas mídias sociais: a credibilidade, transparência e veracidade das informações. As agências de comunicação devem manter critérios rigorosos em relação às notícias que divulgam para a imprensa, a fim de evitar ruídos e para uma efetiva gestão de riscos, objetivando que as informações positivas se sobreponham e o processo de difusão e compartilhamentos seja eficaz.
Errar no uso das mídias sociais, ou mesmo, subestimar o seu poder de difusão da informação significa excluir boa parte do público que o cliente deseja atingir. É preciso criar uma operação estruturada e disciplinada, familiarizada com os diversos meios de comunicação, desde a mídia tradicional, passando pela internet e redes sociais. Hoje, utiliza-se muito o release multimídia, com vídeos, links para imagens, apresentações com fotos, textos mais curtos e diretos.
É importante ressaltar o papel das agências de comunicação nesta era em que a conversa com os seus stakeholders é cada vez mais direta e assim estreitar relacionamentos duradouros e de confiança mútua. Por isso, a informação, com tamanha velocidade, também deve ser apurada, organizada e, seus resultados, medidos. O cliente tem de estar seguro com o profissional que trabalha a sua comunicação, por meio de tantos canais e plataformas, sem deixar de seguir uma estratégia qualificada, atualizada e assertiva.