Monitoramento do consumidor na internet como estratégia de crescimento

InternetEm meio à concorrência acirrada, empresas buscam recursos para acompanhar o comportamento de seus clientes na internet e em diversas plataformas digitais

Em um mundo cada vez mais online e competitivo, acompanhar o comportamento do consumidor em todas as plataformas digitais da internet tornou-se uma tarefa tão indispensável quanto simples. É importante estar atento a tudo que o público da era da web busca e, para tanto, hoje estão à disposição sites, redes sociais e o marketing digital como alternativas para conhecer verdadeiramente o perfil do cliente, utilizando ferramentas de mensuração rápidas e eficazes.

O Brasil, atualmente, conta com mais de 51 milhões de consumidores online, distribuídos em diferentes plataformas. Por isso, na hora de monitorar o comportamento do cliente, é preciso utilizar uma estratégia customizada para cada um deles. Isto facilita, por exemplo, a reação a qualquer equívoco ou situação embaraçosa.

Identificar a faixa etária também é uma forma de segmentar e entendê-lo melhor. De acordo com um estudo global da TNS Brasil, internautas entre 16 e 30 anos, os chamados Millenials, gastam uma média de 3,2 horas diárias com acesso à internet pelo smartphone. O índice corresponde a quase um dia inteiro por semana ou 49 dias por ano conectado. Trata-se de um bom parâmetro para diferenciar esta geração dos consumidores mais velhos e, assim, elaborar estratégias mais assertivas.

Conteúdo. Esta palavra é considerada a mais relevante para 32% dos usuários que procuram a página de uma empresa na internet, cuja importância somente é superada pela do preço dos produtos (38%). De posse desses dados, o gestor de marketing e comunicação deve levar em conta possibilidades como a clusterização da comunicação, direcionando mensagens específicas para um determinado público, conforme as características e preferências de cada um.

Com a atual crise econômica, o brasileiro também está mais cauteloso e evita fazer compras por impulso, comparando com mais atenção produtos, serviços e pesquisando a reputação da empresa. Dessa maneira, com o acesso aos meios digitais, as pesquisas têm sido cada vez mais constantes e, por tal razão, as empresas devem monitorar constantemente quais são os fatores que mais influenciam na decisão do cliente.

Mesmo que o custo com marketing digital seja elevado, esta alternativa acaba sendo mais barata que uma publicidade na TV, permitindo que a empresa disponha de opções de campanhas e SEO (Search Engine Optimizarion). Dessa maneira, a companhia poderá aparecer com mais destaque em buscas na internet. Visibilidade em portais menores e até mesmo a propaganda boca a boca – neste caso, o conhecido marketing de influência – também darão visibilidade à marca.

O que não se pode, no fim das contas, é deixar o cliente passar despercebido em meio a tantas influências, concorrências e avalanches de informação.