Crise e ensinamentos fast food

Planos mirabolantes, comitês estruturados, manuais completos. Mas na hora em que uma crise chega de verdade, não são raras as vezes em que se esquece do plano de contingência, e executivos treinados pela organização agem de improviso.

Projete essa situação em empresa do porte do McDonald´s, reconhecida internacionalmente e cuja atividade é altamente sujeita a crises. Em entrevista concedida há cinco anos, a então diretora de relacionamento com a mídia nos Estados Unidos, Danya Proud, assinalou algumas atitudes e procedimentos que, ainda hoje, permanecem atuais.

Confira certas providências que a companhia toma para diminuir o impacto frente a um acidente, incidente ou emergência:

  • Avise todos os funcionários e colaboradores sobre a situação que a empresa está passando. Mantenha o foco nos departamentos de comunicação, que são a chave para dar a volta por cima.
  • É necessário dinamismo e rapidez para atender todas as solicitações que surgirem. A meta é manter os clientes informados e trazê-los de volta às lanchonetes para não deixar que um simples ‘tweet’ acabe com o trabalho construído.
  • Faça da crise uma oportunidade fortalecendo a imagem da empresa, como sensível e comprometida com o bem comum.
  • É impossível agradar a todos. É impossível atingir 100% de satisfação, mas procure identificar e monitorar nas redes sociais e na mídia quem são os responsáveis por tentar denegrir a imagem da companhia.
  • Evite gírias ou bordões em declarações públicas, entrevistas ou mensagens oficiais. Utilize sempre a linguagem formal.
  • Defina o que realmente é crise para a empresa e, assim, não banalizar o termo ou a situação. Deve-se sempre ter uma outra opção de nome para falar pela empresa na ausência ou impedimento do porta-voz.

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