O fruto da parceria com uma agência de comunicação brotou muito rapidamente, com inserções sobre o novo investimento na grande imprensa ou em destacados influenciadores digitais. É uma empolgação mágica comparada ao início de um namoro ou à lua de mel. Mas quando a novidade fizer parte do passado e a rotina começar a rondar? É aí que entra uma palavra tão verbalizada, mas pouco praticada: planejamento.
Infelizmente, o bem-estar geral pode levar o trabalho de comunicação ralo abaixo. Caso não haja esse planejamento previamente estabelecido, com metas bem delineadas mês a mês, a magia não durará mais que alguns instantes. Não são raros os casos de companhias que, à luz dos primeiros resultados, acham que a agência por si só terá condições de emplacar notícias, não a informando continuamente das novidades.
Sua empresa tem responsabilidade de auxiliar a agência, por meio de contatos diários e pelo menos uma reunião mensal, a descobrir o que pode virar notícia. O profissional de comunicação tende a detectar possibilidades que você jamais imaginaria explorar, inclusive em reportagens não relacionadas diretamente ao setor – responsabilidade ambiental, capacitação profissional… Produções de conteúdo customizadas e um trabalho de ativação ostensivo nas mídias sociais também colaboram para afastar a rotina.
Favoreça a criação de uma rede de relacionamentos, disponibilizando agenda para um calendário de almoços e visitas de relacionamento a mídias estratégicas. Dessa forma, sua visibilidade ganhará força e qualidade e todos ficarão “felizes para sempre”.