O engajamento de usuários nas redes sociais é uma tarefa diária que necessita de planejamento, conteúdo relevante e agilidade da informação
Que as mídias sociais são, atualmente, o canal que mais aproxima clientes e marcas todos sabem – ou, ao menos, imaginam. O que não está tão claro para muitos executivos é todo o percurso a ser trilhado até que exista o verdadeiro engajamento dos consumidores com o conteúdo digital e, consequentemente, com as empresas.
O engajamento pressupõe uma relação afetiva que gera interesse e correspondência entre o usuário de internet e a companhia que investe nesta comunicação. Portanto, o passo inicial de quem pretende estreitar esta relação é planejar com clareza os objetivos com os quais deseja guiar esta relação e traçar o perfil dos usuários com quem vai dialogar.
Nem sempre o engajamento digital trará resultados diretos e imediatos de vendas e contratação de serviços. As mídias sociais, por atingirem a esfera do interesse pessoal do usuário, devem dialogar muito mais com o conteúdo institucional ou informativo colocado de maneira informal, afetiva, muitas vezes divertida, mas especialmente atrativa e relevante.
Usar com bom senso imagens, vídeos, transmissões via streaming e até mesmo incitar a interação e compartilhamento de conteúdo por meio de sorteios, quiz e concursos culturais pode ser uma maneira eficiente de chamar a atenção de clientes e estimular o compartilhamento.
Por fim, deve ser levado em conta também o timing do universo digital e o quanto ele é importante para um bom desempenho na comunicação. Assim como fazem empresas já consagradas, saber aproveitar datas comemorativas e acontecimentos para criar postagens é positivo.
No entanto, o trabalho diário de “formiguinha”, como responder a dúvidas e críticas de forma personalizada e rápida, gera um sentimento de proximidade e satisfação. Isto, em alguns casos, pode converter um cliente problemático em um aliado e defensor de uma marca que o tratou com atenção e rapidez.