Ferramentas tecnológicas na era da comunicação

tecnologicas-fwO uso adequado de ferramentas tecnológicas a serviço da comunicação corporativa propaga a troca de informação e reforça a rede de relacionamento com clientes

Quando bem direcionada, a comunicação institucional de uma marca pode assegurar vários êxitos – estimula novos clientes e impulsiona os resultados de vendas, soluciona crises e norteia as estratégias da companhia. A revolução tecnológica contribuiu ainda mais para expandir as utilidades da comunicação, empregando-lhe mais autonomia nas decisões de uma empresa. É com ela que os executivos poderão reforçar de forma mais massiva e eficiente a missão, visão e os valores do seu negócio.

Até mesmo o setor de venda direta, mais resistente ao contato digital, percebeu o impacto da utilização de mídias e aplicativos no desempenho das vendas e passou a aderir à ferramenta diante de uma economia paralisada e retraída. Rui Rosas, diretor técnico da DirectBiz Consultants, consultoria especializada em venda direta, acredita que, se o vendedor consegue elevar seus pontos de contatos em ao menos duas vezes, o tíquete médio pode aumentar em até cinco vezes.

Isto quer dizer que a tecnologia propaga a troca de informação entre empresas e clientes, além de construir um relacionamento que pode ser decisivo em um momento de concorrência acirrada de produtos ou serviços. A inovação digital tem de abranger investimentos em suporte de atendimento e capacitação do vendedor, por meio de vídeo-aulas. Outro exemplo que tem sido percebido como essencial para as relações comerciais é o WhatsApp, justamente por aproximar companhias e consumidores, tornando a comunicação ágil, precisa e direta.

Embora benéficas ao negócio, ainda é preciso ter cuidado no uso dessas ferramentas de comunicação tecnológicas, pois a rapidez sem reflexão aprofundada pode trazer prejuízos à imagem e transparência de uma companhia. É preciso avaliar com cautela o tipo de ferramenta e como será trabalhada a mensagem a ser enviada ao shopper ou potencial cliente. É necessário ter objetivos claros, repassando uma informação crível baseada no contexto estratégico do negócio de uma empresa, para fortalecer seu posicionamento junto aos funcionários, investidores, mídia e à sociedade de um modo geral.

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