Linkedin: upgrade no networking de sua empresa

LinkedinRede estratégica para quem busca visibilidade profissional, o LinkedIn também pode auxiliar na obtenção de novos negócios e informações sobre públicos específicos

O LinkedIn soma hoje mais de 400 milhões de usuários no mundo. Importante para quem busca visibilidade profissional e também para as organizações. A rede vem auxiliando as corporações na divulgação de marca, produtos e serviços, vagas de emprego, além de ajudar na obtenção de dados sobre públicos estratégicos.

Diferentemente do Facebook, o LinkedIn é bastante segmentado. Mas é fato que, mesmo com este alcance, nem todas as companhias estão familiarizadas com a rede. Que tal seguir essas dicas e fazer a diferença?

A primeira coisa a fazer é criar uma Company Page e escolher a identidade visual que será exibida no Linkedin. Nada demais, tudo atrelado aos conceitos e objetivos da organização.

Mantém um blog da empresa? Ótima oportunidade para divulgá-lo. Pode-se aproveitar para promover também materiais educativos, cursos online, inserir apresentações no Slide Share, vídeos e eBooks. Só não se esqueça de adequar a comunicação ao público.

Divulgue vagas de emprego. Você também pode aplicar recursos de busca avançada no LinkedIn para localizar determinados perfis de candidatos.

Se a sua empresa tem várias marcas e/ou produtos e serviços distintos, é possível utilizar as Showcase Pages e ter uma página para cada um, comunicando os diferentes conteúdos e atraindo público com interesses específicos.

Participe de grupos de interesse: Busque engajamento com pessoas interessadas na área de atuação da empresa, acompanhe postagens e crie oportunidades.

Artigos: Partilhe ideias, experiências, influencie profissionais e ainda divulgue seu site. Fuja da chatice dos textos muito comerciais e forneça conteúdo interessante e útil. O aplicativo Pulse, disponível para profissionais, permite a publicação de artigos e notícias. Após inserir o material, também é possível mensurar influência, ou seja, a quantidade de visualizações, curtidas e compartilhamentos.

Não basta ter um perfil, é preciso acompanhar e atualizar. Para facilitar, o LinkedIn permite que você eleja mais de um profissional da empresa para cuidar da página. Com organização e empenho, mais cabeças poderão pensar melhor que uma.

Acompanhe seus resultados: O LinkedIn possibilita a visualização de  informações sobre métricas, curtidas, comentários etc. Desta forma, é possível mensurar se as ações realizadas estão atingindo os objetivos propostos.