O meio corporativo deve entender as mídias sociais e usá-las em seu proveito na construção e monitoramento das relações e difusão de seus valores
As mídias sociais tiraram o indivíduo da mera condição de receptor de mensagens e o tornaram protagonista nas discussões em sociedade, com poder de opinar, engajar e influenciar até mesmo o mundo dos negócios, no ambiente digital.
As grandes corporações passaram a valorizar esse importante canal de diálogo como uma forma de construir e manter o relacionamento com o cliente, preservando e fortalecendo sua imagem. Perceberam que nessas comunidades, com alcance de milhões e até mesmo bilhões de pessoas, estão seus familiares, clientes e potenciais consumidores.
Para estreitar esse relacionamento, as empresas devem buscar a ajuda de profissionais especializados em gerir as redes sociais de forma assertiva. A primeira lição básica é saber que os usuários das redes não são meras audiências, mas sim “veículos” que transmitem e propagam os valores e visões das organizações, podendo até mesmo adotar uma postura em defesa delas, caso a corporação consiga envolvê-los e conquistá-los com a interação e geração de conteúdos pertinentes.
Por isso, nem pensar em realizar ações de merchandising, visando a venda de produtos. As redes sociais não são espaços mercadológicos, mas ambientes para se propagar ideias e ditar comportamentos. É desta forma que se constroem relacionamentos transparentes e atenciosos, que podem se materializar em resultados financeiros.
Mas somente a gestão eficiente das redes sociais permite costurar uma relação de confiança entre cliente e empresa. E a estratégia sensata e correta a ser adotada é a busca pelo conhecimento do público desta companhia. Ou seja, ela tem de descobrir o ambiente de seu público, os grupos que frequenta, o que curte, além de analisar outros padrões de comportamento. A partir daí, deve estimular discussões e manter diálogos nas páginas e espaços interativos, produzindo um conteúdo alinhado com as expectativas de seu cliente.
Quanto mais presente, mais impactante será a empresa para esse público. O papel responsável e o diálogo honesto, aliado ao monitoramento constante do que é propagado pelas redes sociais, poderá livrar corporações de serem acometidas por problemas e evitar que qualquer arranhão comprometa a exposição de sua marca, um valor precioso a ser preservado.