Nada como sair da rotina

Planejamentos bem desenhados e estratégias vinculadas a marketing digital produzem encantos mil entre empresários e executivos que prospectam agências de comunicação corporativa. Mas nada como sair da rotina para que se entenda, de fato, o que é comunicação corporativa.

Era uma vez uma sexta-feira intensa, mas dentro da rotina. Até que o telefone toca. Um de nossos clientes nos revela uma dívida de quase R$ 500 mil contraída por um hospital vinculado à rede pública de saúde em um Estado nordestino. Por falta de pagamento e após negociações insistentes e nunca cumpridas, nosso cliente se via obrigado a suspender o fornecimento de um insumo importante a um dos maiores hospitais da região e, por consequência, comprometia o atendimento de milhares de pacientes.

Nossa missão: divulgar o delicado assunto na imprensa da capital de Pernambuco e na mídia nacional. O risco de manchar a reputação da companhia, inclusive nas redes sociais, era grande. O filme já estava projetado e mostraria uma empresa insensível aos problemas da comunidade. Mais do que nunca, seria preciso combinar agilidade, reflexão e planejamento.

Tínhamos de acionar todos os departamentos envolvidos no caso, especialmente o jurídico, para assegurar o máximo de precisão nas informações enviadas à mídia. Mas tudo em apenas três horas naquela “tranquila” sexta-feira.

Segunda-feira. Comunicado aprovado, divulgação programada. De repente, outro telefonema. A rotina mais uma vez tem que ser deixada de lado. A indústria anuncia o corte de fornecimento no dia seguinte. Eram 16h e, na noite do mesmo dia, a notícia deveria ser disseminada para que todos entendessem a decisão da companhia.

Telefonemas, reações instantâneas e cinco pedidos imediatos de entrevista. Paralelamente, a secretaria de Saúde era acionada para dar a sua versão. Outra exceção e mais uma vez olhamos o relógio: 20h30. Tempo para receber uma ótima notícia. Parte da dívida foi quitada no mesmo dia e o abastecimento do hospital público seria mantido.

Missão realizada com sucesso! As pendências que deram lugar à emergência foram despachadas minutos depois.

Tudo acabou às 21h, à base de empenho, agilidade e proatividade. Isso conta muito mais do que teorias e belos planejamentos. Que venha o dia seguinte!