Podcasts na comunicação corporativa

PodcastsArquivos em formato de áudio digital disponíveis na internet, os podcasts tornaram-se uma importante ferramenta de difusão de conteúdos para empresas

Com um volume tão grande de informações disponíveis por diferentes canais na web, cativar a atenção do público requer meios cada vez mais criativos e diferenciados. Para as empresas, este desafio é ainda maior: como criar um conteúdo relevante, que chame a atenção do cliente e que o torne cativo? Neste contexto, os podcasts (arquivos de áudio digitais) ganham cada vez mais espaço na comunicação corporativa, como ferramenta de marketing que se destaca pelo baixo custo e longo alcance.

A grande vantagem destes recursos está na simplicidade de disseminação do conteúdo por conta da facilidade de adequação aos dispositivos móveis, seja via tablets, smartphones e notebooks, que podem ser vistos de qualquer lugar, a qualquer hora do dia. Quando uma empresa elabora podcasts bem trabalhados, ela reforça a reputação da sua marca, atraindo mais clientes e aumentando o engajamento dos ouvintes.

Mas, para que os podcasts façam sucesso, é fundamental dar total atenção a um conteúdo que cause emoção e identificação com o ouvinte, bem como evitar o uso do canal para fazer mera publicidade. Para isto, é importante atentar para uma boa narrativa, que prenda a atenção do ouvinte e o faça esperar ansiosamente pelo próximo episódio. Tenha sempre em mente que é essencial conhecer o perfil do público que se deseja atingir, transmitindo as informações que realmente ele deseja receber.

Ao invés de simplesmente falar sobre um produto em si, os podcasts mais cativantes sempre agregam dicas e temas de interesse geral, notícias, bate-papos e entrevistas com profissionais de destaque em sua área de atuação, promovendo debates e incentivando o engajamento. Também é importante manter uma frequência constante na produção do podcast a fim de evitar a fuga de ouvintes.

Uma coisa é fato: as empresas que não consideram o uso desta ferramenta estão deixando de atingir uma boa parcela de novos visitantes e clientes em potencial.