Uma publicação nas redes sociais, seja um vídeo no Youtube ou determinada FanPage no Facebook, não tem FÓRMULA MÁGICA para ser aquele sucesso estrondoso
Há, sim, uma série de fatores a considerar, que influenciam diretamente no bom desempenho da rede social. Primeiramente, é importante ter a consciência de que o REAL VALOR das mídias sociais não está fundamentado somente na quantidade de likes.
Audiência é bom, não se discute, mas só isto basta? Os indicadores são realmente fundamentais? Qual o valor de ter centenas ou milhares de curtidas de pessoas que não nutrem nenhum interesse ou afinidade com a sua empresa? Para ilustrar melhor este cenário, imagine-se na época em que a única ferramenta de interação com o público era a distribuição de panfletos nas ruas. De um milheiro, quantas pessoas pegavam. Deste total, qual foi efetivamente a conversão em vendas? Entregava-se a esmo, sem alvo específico, com pouco retorno.
A maioria das empresas fracassa pela dificuldade de entender que o objetivo não é somente ter um grande número de curtidas, por si só, e sim formar um PÚBLICO CATIVO e de POTENCIAIS CONSUMIDORES. Uma boa gestão das redes sociais trará lucro para as corporações somente quando elas souberem como reconhecer o seu real valor. Parece bobo e redundante, mas muitas empresas criam perfis e páginas somente por modismo, de maneira caseira e pouco profissional, sem analisar o público-alvo que deseja atingir e a adequação da mídia escolhida.
Dependendo do perfil e do ramo da empresa, há a rede social mais adequada. Para o público corporativo, o Linkedin pode ser a ferramenta apropriada, enquanto que, para determinados produtos, o Facebook é o melhor investimento. O importante é avaliar constantemente qual traz o retorno desejado.
Para usar a rede social como ferramenta para alavancar os negócios, é preciso se atentar à frequência das postagens, que estas tenham um conteúdo relevante, bem escrito e com TRANSPARÊNCIA. Contudo, o mais importante é que haja bastante interação, com comentários, compartilhamentos e AGILIDADE no gerenciamento de crises e reclamações, evitando respostas meramente automáticas.