Redes sociais: saiba usar a seu favor

Redes sociaisUma publicação nas redes sociais, seja um vídeo no Youtube ou determinada FanPage no Facebook, não tem FÓRMULA MÁGICA para ser aquele sucesso estrondoso

Há, sim, uma série de fatores a considerar, que influenciam diretamente no bom desempenho da rede social. Primeiramente, é importante ter a consciência de que o REAL VALOR das mídias sociais não está fundamentado somente na quantidade de likes.

Audiência é bom, não se discute, mas só isto basta? Os indicadores são realmente fundamentais? Qual o valor de ter centenas ou milhares de curtidas de pessoas que não nutrem nenhum interesse ou afinidade com a sua empresa? Para ilustrar melhor este cenário, imagine-se na época em que a única ferramenta de interação com o público era a distribuição de panfletos nas ruas. De um milheiro, quantas pessoas pegavam. Deste total, qual foi efetivamente a conversão em vendas? Entregava-se a esmo, sem alvo específico, com pouco retorno.

A maioria das empresas fracassa pela dificuldade de entender que o objetivo não é somente ter um grande número de curtidas, por si só, e sim formar um PÚBLICO CATIVO e de POTENCIAIS CONSUMIDORES. Uma boa gestão das redes sociais trará lucro para as corporações somente quando elas souberem como reconhecer o seu real valor. Parece bobo e redundante, mas muitas empresas criam perfis e páginas somente por modismo, de maneira caseira e pouco profissional, sem analisar o público-alvo que deseja atingir e a adequação da mídia escolhida.

Dependendo do perfil e do ramo da empresa, há a rede social mais adequada. Para o público corporativo, o Linkedin pode ser a ferramenta apropriada, enquanto que, para determinados produtos, o Facebook é o melhor investimento. O importante é avaliar constantemente qual traz o retorno desejado.

Para usar a rede social como ferramenta para alavancar os negócios, é preciso se atentar à frequência das postagens, que estas tenham um conteúdo relevante, bem escrito e com TRANSPARÊNCIA. Contudo, o mais importante é que haja bastante interação, com comentários, compartilhamentos e AGILIDADE no gerenciamento de crises e reclamações, evitando respostas meramente automáticas.