Sempre procuramos discutir sobre ferramentas, recursos e estratégias inovadoras, mas podemos falar sobre o básico e voltar a fazê-lo? Comprometimento e transparência são as chaves do sucesso de qualquer relacionamento na comunicação corporativa. E como estar um passo à frente competitivamente?
No caso das agências de comunicação, o relacionamento com os profissionais de redação deve ser cultivado e tratado com uma mistura de agilidade, carisma e profissionalismo. Há a fama de os jornalistas serem pouco atenciosos ou até ríspidos quando recebem as ligações das assessorias. O fato ocorre muito em função da enxurrada de maus relacionamentos desenvolvidos ao longo de anos por assessores inexperientes – que, sem ao menos falar bom dia e se apresentar, já vão questionando se o repórter recebeu o e-mail e o que acha da pauta.
Há relatos em que o editor estava no supermercado e o assessor ligou para o celular perguntando se ele havia recebido um e-mail dele. Mesmo argumentando que seria difícil saber por não estar na redação, o editor ainda foi obrigado a ouvir todo o discurso decorado sobre a pauta em questão. Dá para ser simpático com tal atitude?
Para obter êxito no contato, é fundamental identificar a hora certa de ligar, ser breve e direto. Saber o que está falando, a pauta que está divulgando também é o diferencial. E aí que conta a compreensão do assunto para cavar pautas maiores e saber relacionar os pontos fortes e impactantes do tema e assim conseguir a atenção do profissional. Uma máxima é sempre verdadeira: o release é um gancho para o assessor conquistar espaços maiores para seu cliente e passar a ser fonte recorrente de entrevistas.
E para isso, claro, também é preciso oferecer conteúdo relevante e diferenciado para a imprensa. Agilidade no atendimento a uma demanda, transparência nas informações, firmeza no contato são a receita para o sucesso no relacionamento proporcionando espaços constantes nas pautas do editor, repórter ou produtor. Nesse ponto, vale ressaltar que muitas vezes cultivamos relacionamento não só com o profissional, mas com o veículo em si.
Oferecer ao jornalista uma fonte bacana e significativa, que domine o assunto e forneça informações valiosas para a reportagem em desenvolvimento, contribui para expandir seu networking. Mas vale lembrar que a recíproca também é verdadeira, ou seja, se o clima azedou e você se queimou, portas correm o risco de serem fechadas.
Encontros de relacionamento abrem as portas para que os profissionais das redações conheçam mais a fundo o trabalho e o perfil do cliente por meio de entrevistas coletivas, pautas exclusivas, eventos, press trips, almoços e cafés da manhã, a fim de estreitar o canal de comunicação entre as partes. E-mail, WhatsApp, Twitter? Nada substitui o bom e velho tête-à-tête.