Trabalhar com relações públicas é criar oportunidades de relacionamento, com um desafio que fragmenta a missão de identificar públicos e campos de atuação
Constituído no ano de 1914 em São Paulo por uma grande concessionária de iluminação pública, o primeiro departamento de Relações Públicas brasileiro foi criado pela necessidade de se cultivar apenas o relacionamento com a imprensa local e com órgãos governamentais e reguladores. A missão é clara, objetiva, com métodos e públicos muito bem definidos.
Passados pouco mais de cem anos do aniversário da profissão no país, sabe-se que as Relações Públicas estão presentes não só nos press release, no contato com a imprensa e na prestação de contas a instâncias governamentais. Elas ocupam um espaço muito destacado também nos relacionamentos diários das empresas e grandes corporações, que convivem com novas relações de trabalho e com um grande desafio que fragmenta a missão de identificar públicos e campos de atuação: a comunicação na era digital.
Na era dos multimeios e das mídias digitais, o desafio do profissional de Relações Públicas, esteja ele na agência de comunicação ou no dia a dia das companhias, não é mais burocrático, linear e geograficamente restrito. A missão, atualmente, é saber lidar justamente com a multiplicidade e a diversidade de públicos e canais de distribuição de conteúdo impresso ou digital. É saber integrar e alinhar em diferentes plataformas o discurso na construção da imagem, reputação e identidade de organizações locais ou globais. Estes profissionais se tornaram verdadeiros consultores que integram e alinham o pensamento com as possibilidades de mídia para a difusão do valor das companhias.
Oferecer um serviço completo de Relações Públicas com qualidade, agilidade e eficiência, hoje em dia, representa muito mais do que fazer a manutenção de contatos e solucionar problemas de relacionamento. É gerar oportunidades de negócio. É saber expandir horizontes.