Não existe fórmula mágica para viralizar um vídeo no Youtube ou bombar um post no Instagram, Facebook ou LinkedIn O sucesso nas redes sociais depende de uma série de fatores que precisam ser bem planejados.
O primeiro ponto é entender que não basta ter um monte de likes. Audiência é importante, mas faz sentido ter milhares de seguidores que não têm nenhum interesse no seu negócio?
Pense na época em que a única ferramenta de divulgação era distribuir panfletos na rua. Quantas pessoas realmente prestavam atenção ou se convertiam em vendas? Nas redes sociais acontece a mesma coisa se você não direciona seu conteúdo para o público certo.
O segredo não é acumular likes, e sim construir uma audiência engajada e com potencial de compra. Muitas empresas criam perfis apenas por modismo, sem estratégia ou ideia de qual plataforma é mais eficiente para o seu negócio ou público.
Objetivo de cada rede social
- LinkedIn: e uma rede corporativa que conecta profissionais e empresas aos negócios.
- Instagram e TikTok: são ótimos para o entretenimento e conteúdos visuais. A interação e engajamento depende da criatividade das marcas. O Instagram possibilita aplicar estratégias de marketing em diferentes formatos: post estático, reels e stories. Enquanto o TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos e diferenciados, que podem fazer o usuário viralizar.
- Facebook: é uma ferramenta ainda muito utilizada que tem a finalidade de criar comunidades, além de promover produtos e marcas
É interessante marcar presença em todas as plataformas, afinal, quem não é visto não é lembrado. Mas, é importante avaliar o desempenho constantemente para ajustar as estratégias e se tornar uma autoridade.
Dica de engajamento
- Publique com frequência nas redes sociais com conteúdo relevante e de interesse do seu público-alvo
- Interaja com os seus seguidores
- Gerencie os comentários com agilidade, principalmente as reclamações
A chave é criar uma proximidade com o seu público.