Snapchat e instagram ao seu dispor

snapchat.fwRecursos básicos do Snapchat e Instagram podem fazer da sua marca um sucesso; basta utilizar estratégias simples de comunicação

Os brasileiros estão cada vez mais conectados às redes sociais. Dados do We Are Social Singapore apontam que 45% da população do Brasil está ativa neste universo formado, principalmente, por Facebook, WhatsApp, Instagram e Snapchat. Esta última mídia, em particular, têm sido alvo da atenção e dos investimentos corporativos.

Terceira rede social mais utilizada pelos brasileiros, o aplicativo tornou-se um sucesso justamente pela privacidade que oferece aos usuários. As fotos ou vídeos postados ficam disponíveis por 24 horas e depois somem. A postagem pode ser segmentada para um determinado grupo ou pessoa, determinar o tempo de visualização, entre outras funções. Saber quem deu um print na sua publicação também é possível. Os adeptos podem enviar mensagens privadas, desenhar nas imagens, colocar legendas, inserir emojis, hora, localização, data, temperatura e quilometragem.

Recentemente o Instagram lançou o Instagram Stories, que apresenta os mesmos recursos do Snapchat. Ou seja, além das fotos que ficam registradas no aplicativo, os usuários agora têm liberdade para postar suas fotos e vídeos – que também ficam disponíveis 24 horas, mas com diversas opções e filtros – emoticons, desenhar e digitar textos.

Como utilizar as ferramentas a favor do seu negócio? Segmentar seu público é o primeiro passo. Notificá-los sobre os perfis nas redes sociais é outra forma de atraí-los. Para uma boa comunicação é preciso identificar a linguagem e característica de cada recurso. O conteúdo precisa ser descolado e muitas empresas aproveitam para contar suas histórias ou bastidores, o que desperta interação entre os seguidores. Mas como em qualquer boa história, é preciso trabalhar com elementos que aticem a curiosidade de quem acompanha. Uma aposta que pode garantir sucesso são pequenas promoções que oferecem algum tipo e recompensa ao usuário.

Os dois aplicativos são bem influentes entre os brasileiros. O que difere uma da outra é que o Instagram já contabiliza 500 milhões de membros mensais, com mais de 35 milhões de contas ativas no país. O Snapchat divulgou que mais de 100 milhões de pessoas utilizam o aplicativo diariamente. Mais do que irreverente, pode ser um canal e tanto para capitalizar novas oportunidades de valorização da sua marca.

Link relacionado