Viva o santo Instagram

instagram.fwApostar na interatividade e em atualizações diárias no perfil empresarial é
o caminho do sucesso e fidelização dos seguidores no Instagram

Já pensou que chatice seria a vida sem inovação? Viveríamos na monotonia, como verdadeiros gatos gordos. O mesmo acontece com as redes sociais. Aliás, deveríamos agradecer mais vezes aos criadores dessas ferramentas, pelas suas constantes evoluções. Recentemente, o Instagram – que ostenta 300 milhões de usuários ativos diariamente e 80 milhões de fotos publicadas por dia –, implantou uma atualização no feed de notícias. Desde este anúncio, recebeu muitas críticas. Mas afinal, isto pode ser bom para a sua empresa?

Assim como no Facebook, o Instagram passará a exibir publicações de acordo com o interesse de quem utiliza, levando em conta os perfis que o usuário segue, curtidas e comentários. Além disso, torna-se possível ativar um alerta das empresas ou pessoas que mais interessa receber notificações. O algoritmo não afeta as aparições de uma corporação na rede social, uma vez que a atualização inclui aumentar o engajamento dos posts pagos (propaganda).

Este é o momento em que as companhias precisam tomar cuidado com as publicações e usar a criatividade nas fotos, legendas e apostar nas hashtags mais comuns entre os adeptos da ferramenta, mas sem fugir do assunto da imagem.

Uma dica para o sucesso é definir o perfil da sua empresa e saber o que transmitir aos clientes. Boas imagens são decisivas para atraí-los. Feito isto, é hora de investir na interação – conte aos seguidores, por meio de fotos, a história do seu produto e da trajetória da corporação. Aproxime-os criando fatos interessantes, sem ser agressivo com muitas propagandas.

Determinar o segmento da postagem é também um caminho de fidelização. Se a intenção é transmitir humor, a foto não precisa ser maravilhosa. Basta ser criativo e deixar claro qual a mensagem que deseja agregar à marca. Porém, como em qualquer outra rede social é fundamental alimentar o Instagram periodicamente para ter visibilidade e conquistar o público-alvo, gerando inputs positivos.