Por mais que pareça um gesto inofensivo, pedir para revisar uma matéria antes de ser publicada é um dos maiores erros de uma fonte. Essa prática é eticamente inadequada e malvista pelos jornalistas. O pedido transmite falta de confiança no trabalho do repórter e soa como uma tentativa de interferir na independência editorial.
O ritmo de trabalho dos repórteres é frenético. Imagine se todas as fontes e entrevistados tivessem o direito de ler uma reportagem antes da divulgação. Portanto, reflita bem antes de fazer esse pedido, que pode comprometer seriamente o relacionamento com a imprensa.
E qual o procedimento correto?
Em vez de tentar revisar o texto, a melhor estratégia é se preparar bem: peça para repetir perguntas se necessário, pense antes de responder, reforce suas mensagens principais e corrija premissas incorretas com educação e firmeza.
Com essa postura, você agrega valor ao trabalho do entrevistador e garante que as respostas sejam claras e objetivas.
Como não há chance de aprovar o material, a fonte deve agir com segurança, clareza e prudência. Confiança, preparo e transparência são as verdadeiras chaves para uma comunicação bem-sucedida.





